18/04/2017 Comissão de Educação debate Plano Municipal de Educação

A Comissão de Educação realizou, na manhã desta terça-feira (18), audiência pública para debater o primeiro ano de vigência do Plano Municipal de Educação - PME. Presidida pela vereadora Eleika Bezerra (PSL) a reunião teve como principal objetivo debater as metas do PME e analisar se as estratégias estão sendo cumpridas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação.

“Nós tivemos uma audiência muito produtiva hoje através de um debate sobre as metas do Plano Municipal de Educação. O objetivo da audiência e da Comissão de Educação é fiscalizar e acompanhar se essas metas estão sendo cumpridas por parte da Prefeitura e o que poderemos fazer para que os problemas que afetam, principalmente, a educação infantil possam ser sanados”, afirmou Eleika Bezerra.

De acordo com a vereadora Nina Souza (PEN) a audiência pública foi relevante para que a Comissão obtivesse informações, por parte da Secretaria Municipal de Educação (SME), sobre os problemas que o município enfrente em relação à construção de Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI), contratação de profissionais e cumprimento das metas elaborados no Plano de Educação.  “Com as primeiras análises verificamos que é necessário reestruturar alguns CMEIS, abrir mais vagas para os alunos, constatamos a necessidade da contratação de professores auxiliares porque não podemos aceitar que um professor seja responsável por dez ou quinze alunos em sala de aula. É necessário um auxílio para que as atividades sejam desempenhas da melhor forma possível”, disse a vereadora.

Segundo a Secretária Adjunta de Gestão Pedagógica da SME, Judineide Domingos, a Secretaria de Educação vem realizando ações para que as metas do Plano Municipal de Educação sejam cumpridas. “Para a execução da meta 1 do PME, que tem o objetivo de universalizar a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, a Secretaria inaugurou, entre 2013 e 2016, quinze CMEIS e para o próximo quadriênio estamos com 21 unidades projetadas”, informou Judineide Domingos.

A adjunta da SME enumerou as necessidades e desafios para estruturar a educação infantil da cidade. “Sabemos que os desafios não são apenas as construções dos Centros de Ensino, mas também a contratação de professores, a questão da merenda escolar, da estrutura pedagógica, entre outras necessidades. Há uma série de coisas desafiadoras que precisam ser implantadas para que possamos cumprir as metas e estamos trabalhando para que isso aconteça, através de mais oferta de vagas nas escolas, do desenvolvimento de programas educacionais, investimento em estrutura e em tecnologia”, explicou Judineide.

Texto: Karol Fernandes
Fotos: Marcelo Barroso

**** Confira a reunião na íntegra pelo canal da TV Câmara: Reunião da Comissão de Educação