18/04/2017   Comissão de Saúde zera pauta e vai iniciar vistorias

A Comissão de Saúde se reuniu, na tarde de ontem (17) e apreciou 12 projetos, sendo 8 aprovados e quatro designados à relatoria. Com isso, as propostas tiveram tramitação concluída após receberem pareceres favoráveis dos membros do colegiado. Na próxima semana, a comissão inicia uma série de visitas para verificar o funcionamento da saúde pública em Natal.

“Todos os projetos são de grande relevância, principalmente tratando de saúde, visto o caos que passamos atualmente. Zeramos a pauta e agora vamos a votação dos relatórios. Próxima semana faremos as visitas, em campo, checar o que está acontecendo, pois é o nosso papel tentar melhorar a vida das pessoas que sofrem tanto com a saúde pública“, disse o presidente da comissão, vereador Fernando Lucena (PT).

Entre as matérias aprovadas, destaque para o projeto 055/16 de autoria da vereadora Júlia Arruda (PDT), que visa a criação da Semana Municipal de atenção à pessoa com Lúpus, doença que atinge principalmente mulheres em idade fértil, que podem enfrentar problemas na gravidez, tendo mais chance de aborto. O objetivo é promover o esclarecimento e à conscientização da população sobre os sintomas do Lúpus. O roxo é a cor mundial da doença e, a iniciativa nacional segue a data internacional, celebrada anualmente no dia 10 de maio.

Outro destaque foi o projeto 026/15 subscrito por Lucena, que dispõe sobre a presença obrigatória do guarda municipal nas academias de terceira idade. Para o vereador Franklin Capistrano (PSB), este é um projeto de extrema importância, já que garante à população a segurança necessária. “Em Natal é grande o número de academias públicas da terceira idade, e por essa alta demanda, temos que preservar a integridade não só das academias, bem como os aparelhos e o espaço físico em si, como também da população. A presença do guarda municipal irá intimidar os vândalos e assaltantes, deixando os usuários mais seguros, por isso meu parecer favorável a esse projeto, pois prezo pela segurança da população e claro, do patrimônio público”, destacou o parlamentar.

**Assista a reunião na íntegra pelo canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=Tw06DbYeIvc

Texto: Gabriela Fernandes
Fotos: Elpídio Júnior