12/04/2017 CMN homenageia 24 anos do bairro 'Candelária'

Um dos bairros mais tradicionais da cidade, Candelária, foi homenageado na Câmara Municipal de Natal na noite desta quarta-feira (12). Por iniciativa do presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), a sessão solene agraciou com diploma meritório distintas personalidades que prestam um papel significativo em prol da comunidade. Presentes na solenidade os vereadores Preto Aquino (PEN), Nina Souza (PEN), Franklin Capistrano (PSB) e Robson Carvalho (PMB).

"O bairro Candelária faz parte da cidade de Natal, me sinto feliz que a Casa legislativa fez essa justa homenagem. É uma comunidade que tem perfil e vocação, não apenas residencial, mas com uma economia muito potencializada. Diante da topografia, o bairro fica no coração de Natal. É neste encontro entre passado e presente, mas sem perder de vista o futuro, que homenageamos os 24 anos do bairro da Candelária e os moradores que ajudaram a construir sua história de sucesso. Um lugar que é exemplo de crescimento, fé e trabalho. Me sinto honrado de poder valorizar e reconhecer esse bairro de grande representatividade para todos nós", disse Raniere Barbosa.

Para Luíz Gonzaga Cortês, jornalista do bairro que se destacou no cenário nacional pela publicação de inúmeros obras literárias escritas, comentou da emoção de receber essa honraria do poder legislativo. "Agradeço esse reconhecimento como morador antigo do bairro. É preciso destacar a importância de José Saldanha para a nossa comunidade, com a construção de uma praça com seu nome. Aproveito a oportunidade para agradecer a presença de tantas pessoas importantes e que fazem parte da história do nosso bairro", destacou Gonzaga Cortês.

O bairro Candelária foi criado oficialmente, através da Lei nº 4.330 promulgada em 5 de abril de 1993. Bairro que nasceu conjunto habitacional, empreendimento realizado pelo Instituto de Orientação às Cooperativas Habitacionais (Inocoop/RN). Entregue em 1975 e erguido no alto, sobre dunas. A história do surgimento do conjunto Candelária é similar às dos demais conjuntos da capital potiguar. As casas foram construídas oficialmente em 1976, com o intuito de atender à população de classe média. A origem do nome está ligada à adaptação do nome Candelária, estação de esqui da Espanha visitada pela ex-diretora do Inocoop, Maria do Rosário.

Homenageados da noite:

Adalberto Élbio Lima (in memoriam), Carlos Alberto de Moura, Carlos Orleans Câmara, José Faustino Costa, Wendel de Barro Dantas, Cícero Vital, Edith Silva Medeiros, Felinto Rodrigues Neto,Gilson Guanabara de Souza (in memoriam), Gilberto Francisco, Gilza Alves Bezerra, Hermany Ferreira Dantas, Hipólito Soares da Silva, Ivoneide José da Silva, Luci Marinho Macedo, Raimundo Pereira Costa, Inácio Francisco de Melo, José Saldanha Sobrinho (in memoriam), José Rêgo Neto, José Jackson Lima, Brenner Guedes, José Gilvan de Melo, João Batista Frutuoso, José Alcindo de Souza, Judith Dária Ribeiro, Juliana Costa (in memoriam), Padre Júlio César Cavalcante, Lenilton de Souza Lima, Luís Antônio Lopes, Luíz Gonzaga Cortês, Maria Dezení da Costa, Manoel Bezerra de Azevedo, Mirtô da Fonseca Tinôco (in memoriam), Nilo Henrique Caldas, Ricardo Soares Costa, Salinésio de Oliveira Santos, Sebastião da Costa Silva, Sérgio Fernandes Leocádio, Victor Vieira do Vale.

Texto: Gabriela Fernandes
Fotos: Verônica Macedo