11/04/2017 Livro “Empreendedorismo Feminino - Mulheres de Alto Impacto” é lançado na CMN

Um total de 29 mulheres participantes do Brasil, Dubai e Moçambique dando testemunho e motivação ao gênero, contando suas histórias de luta e perseverança no livro: “Empreendedorismo Feminino - Mulheres de Alto Impacto”. O lançamento desta obra, aqui em Natal, ocorreu na noite desta quarta-feira (11), em uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Natal. A iniciativa foi da vereadora Eudiane Macedo (SD) e contou com a participação dos vereadores Preto Aquino (PEN) e Natália Bonavides (PT).

“O livro vem para mostrar importância das mulheres e inspirá-las com incríveis histórias. Sempre digo a todas as mulheres que elas podem chegar onde quiserem, basta ter força de vontade e coragem. Na obra temos a presença de duas potiguares: a fotógrafa Kalina Veloso e a delegada Sheila Freitas, elas contaram suas respectivas histórias de sucesso e são motivos de muito orgulho para a nossa cidade”, disse a vereadora propositora da solenidade.

No evento foi exposta a galeria de fotos denominada “Nós podemos”, de autoria da fotógrafa Kalina Veloso, homenageada da noite. “Pra mim é uma honra ser mulher nordestina e está enquadrada em um livro de âmbito internacional. É mais do que uma grande satisfação receber essa homenagem do poder legislativo. A Câmara tem um papel muito importante na sociedade, e vem demonstrando que há um espaço onde o empoderamento existe, pois temos oito vereadoras. É um momento muito festivo e nos representa", comemora Kalina Veloso.

A delegada Sheila Freitas destacou o pioneirismo feminino no estado. Somos mulheres pioneiras, pelo fato que a nossa cidade teve o primeiro voto feminino, e sendo assim, fico honrada em poder contar a minha história e mostrar a sociedade as qualidades e virtudes das mulheres. Nosso trabalho é feito sempre com muito amor, verdade, garra e fibra. Esta noite é especial, pois recebo essa homenagem da Câmara Municipal de Natal juntamente com mulheres de destaque”.

O presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), relembrou que em um levantamento recente de toda a história das Câmaras do RN, esta legislatura é a que tem a maior participação de mulheres. “Esse aumento da presença da mulher na política é louvável, visto que elas desempenham um trabalho com uma maior sensibilidade e percepção. Estou muito honrado de presidir essa mesa composta apenas por mulheres”, disse.

A sessão solene agraciou, com um diploma meritório, diversas mulheres que se destacam no engajamento ao “empoderamento” feminino, realizando trabalhos destacados na sua área, são elas: Kalina Veloso, Sheila Freitas, Camila Mota, Célia Maria de Melo, Josefa Rodrigues da Silva, Kadja Maia, Karla Veruska Barbosa, Larissa Daher, Margareth Gondim, Patrícia Lucena, Silvana Dantas, Simone Silva, Tainan Cruz, Valda Lahn, Juliana Takemoto, Vilma Wanderley, Kátia Medeiros e Márcia Marinho.

**Confira a solenidade na íntegra pelo canal da TV Câmara: Lançamento do livro “Empreendedorismo Feminino - Mulheres de Alto Impacto” é lançado na CMN

Texto: Gabriela Fernandes

Fotos: Verônica Macedo