12/04/2017 Comissão debate demandas de entidades ligadas às pessoas com deficiência

Representantes de associações de atletas portadores de deficiência, de crianças e adolescentes com patologias neurológicas, Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef-RN) e conselhos de arquitetura reuniram-se na manhã de hoje (12) com vereadores da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, da Câmara Municipal de Natal, para apresentar suas demandas.

Dentre as dificuldades foi apresentada a falta de acessibilidades na cidade, de oportunidades no mercado de trabalho e de incentivo ao paradesporto. "É preciso que a cidade dê um passo à frente. Crie uma secretaria para atender a 1/4 da população que é portadora de alguma deficiência. E que fóruns como este sempre tenham a presença de pessoas com deficiência para que seja mostrado por eles a problemática da falta de acessibilidade", destacou a articuladora institucional da Associação de Crianças com Patologias Neurológicas (Neurinho), Luzia saraiva.

A vereadora Júlia Arruda (PDT), destacou que a comissão não se limita aos vereadores e que está receptiva à participação de todos, aos projetos e aberta a discutir e buscar soluções para as demandas. "Uma delas é buscar a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo para saber como está a minuta do projeto que o Executivo deve enviar para a Câmara regulamentando a padronização de calçadas acessíveis na cidade. Temos que quebrar as barreiras arquitetônicas e nesse projeto há todo o apoio do Conselho de Arquitetura que irá à secretaria conosco", declarou.

Na ocasião, a Sadef apresentou o exemplo do projeto exitoso "Praia Acessível", a ser realizado todo fim de semana na Praia de Ponta Negra. "Vai ser a primeira praia acessível do estado. A Sadef está fazendo parceria com diversas empresas para disponibilizar equipamentos acessíveis para a prática de volley sentado, caiaque, stand up e futebol gratuitamente para deficientes", anunciou Tércio Tinoco, presidente da Sadef.

A presidente da comissão, vereadora Nina Souza (PEN) exaltou a participação das entidades presentes e disse que as reuniões devem seguir nesse modelo de discussão. "É preciso que estejam presentes para que possamos produzir projetos, promover ações e fiscalizar. Hoje tivemos ainda três projetos importantes para as pessoas com deficiência que foram encaminhados à relatoria e na próxima reunião estaremos apreciando", avisou. Também participou da reunião do vereador Preto Aquino (PEN), que integra a comissão.

Fotos: Marcelo Barroso