12/06/2019 Hino da cidade vai ser toque de entrada e saída nas escolas municipais

Com o objetivo de criar uma identidade entre as crianças e adolescentes da nossa cidade que estudam nas escolas públicas municipais, os vereadores derrubaram na Sessão Ordinária desta quarta-feira (12), o veto do executivo ao Projeto de Lei N° 276/17, de autoria da vereadora Ana Paula (Sem partido), que determina que o som do toque de entrada e saída das instituições, seja o hino da cidade do Natal. De acordo com a vereadora autora do Projeto é uma oportunidade da população conhecer e ter acesso ao hino que ainda é desconhecido pelos natalenses. “É um projeto simples e que melhora o ambiente escolar. Com essa mudança no toque, iremos garantir que as pessoas, sejam os estudantes, professores, e até mesmo a família desses alunos tenham acesso a letra, acesso a nossa história, que é contada de forma belíssima na letra do hino”, afirmou a vereadora Ana Paula.

O hino da cidade do Natal é uma letra do Professor Waldson Pinheiro, que retrata além das belezas naturais como o Rio Potengi, a história a partir da fundação do município pela fortaleza dos Reis Magos, o lado folclórico e a passagem pelas particularidades dos bairros. A oficialização da letra atual ocorreu no início do século XXI, no dia 30 de setembro de 2011. De acordo com a vereadora Eleika Bezerra (PSL), que é educadora, o Projeto incentiva o patriotismo desde a infância.

“Nós de Natal precisamos motivar os natalenses para que tenhamos mais orgulho em sermos pertencente a uma cidade tão maravilhosa como a nossa. Precisamos trabalhar a nossa infância e a nossa juventude pra que exista esse orgulho, lembrando também dos nossos símbolos como a bandeira de Natal. Temos que fazer com que a população de Natal, a partir da infância tenha mais entusiasmo em ser natalense”, disse.

PRIMEIRA DISCUSSÃO

Os vereadores também aprovaram em primeira discussão, o Projeto de Lei N° 210/2018 de autoria do presidente da casa, vereador Paulinho Freire (PSDB), subscrito pelos vereadores Cícero Martins (PSL), Fúlvio Saulo (SD), Preto Aquino (PATRIOTA) e Robson Carvalho (PMB), que trata da proibição do município de Natal conceder incentivo fiscal para empresas que possuam envolvimento em corrupção.

Texto: Kehrle Junior

Fotos: Elpídio Júnior