04/06/2019 Audiência pública discute modernização dos espaços públicos de Natal

A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta terça-feira (04), audiência pública para discutir a modernização dos espaços públicos de Natal. A audiência foi proposta pelo vereador Robson Carvalho (PMB) e contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e os vereadores Raniere Barbosa (Avante), Eleika Bezerra (PSL), Sueldo Medeiros (PHS) e Dickson Júnior (PSDB).

“Natal é uma cidade sedentária, por isso nosso objetivo é desenvolver políticas públicas de combate ao sedentarismo, melhorar as condições dos espaços públicos, das academias, quadras, praças para que atinjam o potencial ideal e atraia o interesse da população natalense em praticar esporte, praticar exercícios físicos”, explicou o vereador Robson Carvalho.

Segundo Danielle Mafra, secretária da SEL, a recuperação, ampliação e modernização dos equipamentos públicos esportivos da cidade são realizadas por etapas. “Existem três etapas importantes para essa modernização. A primeira é o atendimento das emendas impositivas de 2018, o segundo momento é o levantamento, mapeamento in loco, das academias existentes, constatando quais precisam de reparos e quais precisam ser retiradas completamente, e a terceira etapa é a construção de um novo conceito de academia construída com recursos municipais e privados”, afirmou Danielle.

A proposta para o novo conceito de academia é atrair um público mais diversificado para a prática de exercícios ao ar livre. “O Prefeito está trabalhando para firmar parcerias, explorar espaços publicitários, e consequentemente, a gente possa dar mais qualidade aos nossos equipamentos esportivos ao ar livre, oferecendo, além de mais qualidade, espaços atrativos para outras faixas etárias, não só para os idosos”, concluiu a secretária da SEL.

De acordo com Irapoã Nobrega, secretário da Semsur, foram adquiridas 15 academias com o novo conceito. “A secretária de esporte esteve em João Pessoa para avaliar as academias ao ar livre e, através das emendas impositivas dos vereadores, relacionadas ao ano de 2018, a Prefeitura do Natal adquiriu essas novas academias que são mais modernas e que atraem um público mais diversificado”, disse o titular da Semsur.

Ao todo, Natal possui 144 espaços entre quadras (93); ginásios poliesportivos (3); campos de futebol (25) e campos de areia (23). A zona Norte da cidade concentra a maior parte deles (47%), seguida pela zona Sul, com 29%; zona Leste com 13%; e zona Oeste, com 11%. “A Prefeitura do Natal busca fazer o seu trabalho, construindo praças ecológicas, academias ao ar livre, quadras, alamedas, mas é preciso parceria com o setor privado, para manutenção e recuperação, e também da população que pode zelar pelo bem público”, acrescentou Irapoã Nobrega.

Também foi debatido na audiência o conceito de cidades criativas, urbanismo tático, para criação de novos espaços públicos. Giovanni Almeida, planejador urbano, destacou que existem formas criativas de idealizar espaços urbanos. “Quando não há muito dinheiro para se investir a gente usa a criatividade, reinventa o que já dava certo e para isso é preciso trabalhar junto à população. O Estado deve estimular questões básicas como bem estar, alimentação, saneamento básico e assim, cumprindo as necessidades básicas do urbanismo já previsto pela modernidade, a gente começa a aplicar em cidades criativas”, comentou Giovanni.

Cidades criativas reconhecem a criatividade como um fator importante no desenvolvimento urbano. Uma rede de cidades criativas realiza a articulação entre atividades criativas, governo e indústria, estimulando o potencial criativo e produzindo um fluxo rico e diversificado de ideias na população. “Na sociedade criativa a comunidade se envolve mais com os espaços públicos e acaba se engajando mais, cuidando mais do lugar que convive”, finalizou Giovanni Almeida.

Texto: Karol Fernandes

Fotos: Marcelo Barroso