11/04/2017 Frente quer diagnóstico sobre instituições de idosos

As instituições que prestam atendimento aos idosos em Natal continuam enfrentando uma crise para manter os serviços e o assunto foi levado ao debate na manhã de hoje (11) pela Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos do Idoso na Câmara Municipal, que planeja fazer um levantamento de informações sobre todas as instituições que atendem idosos na cidade. Coordenada pelos vereadores Franklin Capistrano (PSB) e Eleika Bezerra (PSL), a Frente reuniu diretores de instituições e representantes de entidades que defendem os direitos da pessoa idosa.

"Precisamos fazer um diagnóstico dessas instituições em Natal. Saber quanto como estão funcionando, onde estão, quantos idosos atendem, porque estão funcionando e o que fazer para melhorar. É notável que há uma grande dificuldade em manter esses estabelecimentos devido o custo por idoso, mas nem o Município e nem o Estado oferecem têm uma casa de abrigo própria para oferecer esse atendimento", destacou Franklin Capistrano. A proposta parte do desejo dos diretores de entidades.

Nazilda Dutra, coordenadora da Associação Riograndense Pro-idoso (Arpe), cobrou o retorno de um serviço de denúncias de maus tratos a idosos e sugeriu que a Câmara visitasse as instituições. "Todas as vezes que eu tinha denúncia eu ia ao SOS idoso e eram tomadas providências. O trabalho com idoso já teve fase muito boa, havia proximidade entre nós e os órgãos públicos. Agora é cada um para o seu lado.Quero propor que se faça uma comissão dos idosos para visitar as instituições porque fica difícil um vereador conhecer a situação sem estar presente ", propôs.

A Secretária Adjunta da Secretaria de Assistência Social do Município, Maria José de Medeiros, disse que a prefeitura do Natal atua por meio de convênios com as instituições de longa permanência, apesar da crise financeira. "Sabemos que existe um déficit em relação acolhimento da pessoa idosa, mas temos uma equipe que está na rua todos os dias fazendo abordagens para identificar as pessoas que estão em situação de risco. É difícil administrar com tão poucos recursos. Atualmente estamos em dia com os repasses e assumimos o compromisso de estar nessa luta enquanto gestores públicos", disse. A prefeitura tem termo de convênio com quatro instituições de idosos que somam anualmente R$ 624 mil em repasses, além disso, a secretária explicou que oferece serviço de assessoramento e a política de atendimento da própria secretaria com 56 grupos de idosos em todas as regiões administrativas da cidade.

****Assista a reunião transmitida pela TV Câmara: Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos do Idoso

Fotos: Marcelo Barroso