10/05/2019 Líderes Comunitários de Natal são homenageados pela Câmara

“O líder comunitário é uma espécie de vereador do seu bairro. Ele é quem está toda hora tentando resolver os problemas e muitas vezes são ignorados, não são recebidos nas secretarias, mas possuem um papel fundamental na sociedade. Por isso essa homenagem merecida para eles que exercem um trabalho gratuito em prol da comunidade”, ressaltou o Presidente da Câmara, vereador Paulinho Freire (PSDB), durante a Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional do Líder Comunitário, que aconteceu na noite desta quinta-feira (09), na Câmara Municipal do Natal.

De proposição do vereador Ney Lopes Jr (PSD), a solenidade contou com a presença de diversas lideranças, das quatro zonas administrativas da cidade e representantes de entidades que representam a categoria nas diversas localidades de Natal. O propositor da solenidade lembrou da importância do líder comunitário no dia a dia da cidade. “Reconhecimento a homens e mulheres que trabalham diariamente colhendo as demandas da população, os problemas dos bairros, nas comunidades e levando aos órgãos públicos as soluções. Me sinto honrado de ser o propositor, pois considero que a noite de hoje vai reconhecer a importância do líder comunitário na cidade”, disse Ney.

Um dos homenageados foi o ex-vereador, hoje deputado estadual, Ubaldo Fernandes (PTC), que durante anos foi líder comunitário do bairro das Rocas. “Hoje como homenageado fico muito feliz em voltar à casa do povo, com essa homenagem de autoria do vereador Ney Lopes Jr, eu que venho do movimento popular, que me credenciou ao terceiro cargo eletivo. Ser líder comunitário é uma vocação e de uma forma muito natural essas lideranças dedicam-se diariamente em buscar melhorias para os seus bairros”, afirmou. Também deputada estadual e ex-vereadora, Eudiane Macedo (PTC), esteve presente e foi uma das homenageadas. Ela que começou seu trabalho pelos movimentos culturais de bairro, comentou a necessidade da existência dos líderes comunitários. “Essa solenidade dá visibilidade as pessoas que estão na base, que conhecem a realidade e trazem aqui para a casa do povo os anseios da população. Por isso os líderes comunitários são importantes porta-vozes dos cidadãos aonde moram”, Eudiane.

A vereadora Eleika Bezerra (PSL), homenageou um colega de parlamento, o vereador Ary Gomes (PDT), que há vários anos é uma liderança do bairro de Nova Descoberta. “Não estou simplesmente homenageando um vereador, estou homenageando Ary e ele por si só merece todas as homenagens possíveis pelo comprometimento de décadas com a sua comunidade”, Eleika. O vereador Ary Gomes agradeceu. “São mais de 40 anos realizando um trabalho por Nova Descoberta. Para mim é uma grande satisfação. Eu nunca deixei o trabalho comunitário, porque acredito que a liderança é um vereador sem mandato, sem salário, que trabalha pela sua cidade”, afirmou Ary.

Texto: Kehrle Junior

Fotos: Verônica Mâcedo