10/04/2017 Vereadores e desportistas cobram incentivo ao esporte amador

Desportistas das mais diferentes modalidades esportivas de Natal se reuniram na manhã desta sexta-feira (7) em audiência pública na Câmara Municipal de Natal, proposta pelo vereador Preto Aquino (PEN), para debater as dificuldades enfrentadas pelo esporte amador na capital.

Além dos desportistas, gestores públicos, dirigentes de centros desportivos e federações, participaram também os vereadores Ubaldo Fernandes (PMDB), Robson Carvalho e Dinarte Torres (PMB), Chagas Catarino e Júlia Arruda (PDT). Eles cobraram mais atenção da parte das secretarias de obras, esporte e serviços urbanos para área e destacaram que a Câmara aumentou de 1% para 2% o orçamento da secretaria de esporte, além da instituição da Comenda Desportista Marinho Chagas que homenageia personalidades do segmento. Os vereadores também cobraram a ativação do Conselho Municipal de Esporte e do Fundo Municipal do Esporte.

"Em visita in loco, percebemos que alguns equipamentos esportivos estão em boas condições e outros não. A solução é unificar os serviços das secretarias. Temos uma juventude ociosa e precisamos aliar esporte e educação como ferramenta para livrá-los das drogas e criminalidade", destacou Robson Carvalho, presidente da Comissão de Desporto da Casa.

No Bairro Nordeste, região Oeste, moradores e comerciante é que fazem por conta própria a manutenção da quadra e do campo de futebol. "Estamos reformando a quadra sem nenhuma contrapartida da prefeitura e já fazemos isso há dez anos. Lá funcionam diversas modalidades esportivas amadoras, mas se tivesse a atenção do poder público seria melhor", explicou o presidente do Centro Desportivo do bairro.

O presidente da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), José Vanildo, também falou sobre o trabalho unificado, inclusive com a inciativa privada e sugeriu que se trabalhe pela obtenção de mais recursos. "Precisamos incluir dentro dos orçamentos púbicos recursos para recuperação de quadras, mas não é responsabilidade isolada da SEL, deve ser compartilhada com as escolas e as empresas privadas. A parceria tem que existir", disse.

Para o propositor da audiência pública, vereador Preto Aquino, o encontro serviu para incluir todos os envolvidos no debate. "O poder público precisa interagir co o esporte amador. Faltam ações socioeducativas, falta um calendário de eventos que incentive o esporte amador e falta a manutenção dos equipamentos públicos. Estamos elaborando um relatório com todas essas demandas e discussões na audiência e voltaremos a dialogar com a secretaria de esporte e lazer", avisou o vereador.

**** A TV Câmara transmitiu a audiência na íntegra, confira:

Audiência Pública: Esporte amador

Texto: Cláudio Oliveira