06/04/2017 Presidente da CMN visita feira e idealiza novo projeto para artesãos

No centro de Natal, na rua João Pessoa, acontece há três anos a Feira Arte na Rua, reunindo mais de 60 artesãos da cidade. Na tarde desta quinta-feira (6), o presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), visitou o espaço com o objetivo de valorizar a arte local e trazer um novo projeto para o pátio da Câmara. "A atividade do artesanato é autossustentável, vejo que ela pode crescer mais ainda com o novo programa que estamos idealizando: o CâmarArte, que é a arte na Câmara. Uma vez ao mês traremos essa feira, que desde o princípio somos parceiros, para o pátio do legislativo, fazendo com que os artesãos tenham mais uma oportunidade de gerar renda", disse o presidente Raniere Barbosa.

A feira acontece sempre na primeira semana do mês, de terça a sexta-feira. " Os artesões precisam de mais um espaço para escoar essa produção, com essa oportunidade que a Câmara está nos concedendo, será possível comercializar mais nosso produto. A expectativa para esse novo projeto é grande e só temos a agradecer ao presidente da Câmara por este espaço", comemora Sidnéia Barbosa, coordenadora da feira.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 310 mil artesãos no Brasil, sendo que o artesanato está presente como atividade econômica em 78,6% dos municípios brasileiros. Pesquisa do Sebrae mostra que, para 60% dos artesãos brasileiros, o artesanato é a principal fonte de renda, mas a comercialização é considerada o principal problema para eles. Sendo assim, o novo projeto da Câmara Municipal de Natal visa fortalecer e reconhecer esse trabalho, característico da nossa cidade.

Texto: Gabriela Fernandes

Fotos: Verônica Macedo