29/04/2019 Comissão de Saúde faz inspeção no Hospital Municipal

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal realizou na tarde desta segunda-feira (29), uma inspeção no Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo, que fica situado no bairro de Petrópolis. Com a presença dos vereadores Cícero Martins (PSL), Carla Dickson (PROS), Franklin Capistrano (PSB), Preto Aquino (PATRIOTA) e também do Presidente da Comissão, vereador Fernando Lucena (PT), foram visitadas a urgência do hospital e também o Centro Cirúrgico da unidade, que passou por uma recente reforma, após nunca ter funcionado. O vereador Fernando Lucena fez uma avaliação. “Nós estamos em 2019 e vemos que agora a coisa se encaminha para funcionar. O secretário de Saúde estará na próxima segunda-feira e nós iremos cobrar e exigir o porquê do centro não funcionar. Vamos pedir e reivindicar, que o espaço seja inaugurado e a população possa ser atendida”, disse Fernando Lucena.

Durante a visita, os vereadores constataram algumas adequações que precisam ser feitas na unidade hospitalar. “Temos pacientes na entrada do hospital, a um metro da calçada, sendo divididos apenas por uma porta de vidro, que era a antiga entrada do hospital. Isso é o primeiro ponto, temos problemas com o elevador e também do não funcionamento do centro cirúrgico, que poderia estar realizando cirurgias de vesícula, apêndice e diminuir as filas de espera e até os procedimentos de urgência”, relatou o vereador Cícero Martins. Apesar das adequações existentes, o vereador Preto Aquino comemorou a existência de profissionais para atender a demanda de usuários que buscam atendimento de urgência. “Não podemos visualizar apenas os lados negativos, mas elogiar os pontos positivos. Eu fiquei bastante satisfeito em saber que o hospital possui quatro médicos pediatras atendendo, dois clínicos, médicos de UTI. Existem problemas, sim, por isso estamos aqui para fazer o levantamento e cobrar as soluções”, disse Preto Aquino.

“O nosso grande questionamento era em relação ao centro cirúrgico, se o elevador funciona ou não, mas constatamos que apesar dos pesares, o elevador funciona. O prédio é antigo e realmente precisa passar por melhorias. Quanto ao centro cirúrgico, ele está com macas, CRO montado, farmácias precisando de conclusão. O que me deixou mais tranquila foi o gerador, que já está funcionando, precisando apenas de readequação de rede. Eu creio que quem poderá responder os questionamentos é o secretário que irá na próxima segunda-feira para a reunião da comissão”, argumentou a vereadora Carla Dickson. O vereador Franklin Capistrano falou da necessidade de tempo para que haja a organização total dos serviços. “Não adianta pressa, porque a gente sabe que o serviço público é tudo lento, as burocracias deixam tudo lento. Aqui temos ambientes favoráveis. Acredito que este ano esse hospital está funcionando em sua totalidade e nós estaremos aqui para fiscalizar”, comentou o vereador Franklin Capistrano.

O Diretor Técnico do Hospital Newton Azevedo esteve acompanhando a visita dos parlamentares e explicou as adequações e as melhorias que estão sendo feitas para que o centro cirúrgico possa funcionar. “O centro cirúrgico passou por uma reforma recente, com equipamentos novos, equipe pronta que desde a inauguração já existe. Precisamos apenas de insumos que já estão sendo providenciados. Vamos assim que estiver tudo finalizado começar as cirurgias de menor complexidade, como hérnia e vesícula, que são demandas altas e de necessidade para a cidade, e de acordo com os casos e as necessidades mais urgentes. Além disso, o hospital funciona com cem leitos e já salvou milhares de vidas e se tornou o principal hospital do município de Natal”, disse o diretor técnico do Hospital, Giordano Bruno.

Texto: Kehrle Junior

Fotos: Verônica Macedo