06/04/2017 Câmara receberá novo projeto para implantação de Parque Tecnológico

Até o final deste mês a Câmara Municipal de Natal deverá receber o novo projeto para implantação de um parque tecnológico na capital. O projeto anterior já havia sido amplamente discutido no legislativo, mas recebeu novas sugestões e retornou ao Executivo para ser aprimorado. O anúncio de que o novo projeto está sendo finalizado e será encaminhado para a Câmara ainda neste mês foi dado durante reunião na manhã de hoje (6) da Comissão de Ciência e Tecnologia, presidida pelo vereador Sueldo Medeiros (PHS). Participaram, também, os vereadores Felipe Alves (PMDB), Robson Carvalho (PMB) e Franklin Capistrano (PSB).

Segundo a diretora de desenvolvimento socioeconômico da Secretaria Municipal de Planejamento, Irani Santos, na próxima semana a Procuradoria do município vai analisar a minuta do projeto para ser enviado aos vereadores. "Acompanhamos o processo desde o início e agora vamos reenviá-lo à Câmara com uma minuta mais arrojada. No mais tardar, até o final desse mês retorna à Câmara. Não é mais um projeto de um parque tecnológico, mas uma legislação para criação de parques tecnológicos no município. É de interesse do Executivo que a massa que está se profissionalizando na UFRN não precise sair de Natal para trabalhar, mas que encontre aqui as oportunidades" declarou.

O diretor do Instituto Metrópole Digital da UFRN, Ivonildo Rego, disse que as expectativas são positivas para a retomada das discussões  do projeto que é iniciativa da universidade federal. "Voltará melhorado em cima das contribuições que a UFRN, a Câmara e os setores interessados deram. Agora o projeto virou política de implantação de parques tecnológicos para qualquer instituição", destacou Ivonildo, que fez uma explanação sobre o trabalho e os resultados do instituto, que será de essencial importância para o Parque Tecnológico.

Ao chegar a Câmara, o projeto será lido e tramitará normalmente. Há expectativa de que seja realizada audiência pública para que a sociedade tome conhecimento sobre o tema. "A reunião foi excelente, onde tivemos uma explanação do que é o Instituto Metrópole Digital e do que será o parque tecnológico. Poderemos realizar audiência pública, o projeto vai ser apreciado nas comissões e seguirá para plenário com toda a atenção e entusiasmo dos vereadores", enfatizou o presidente da comissão.

Texto: Cláudio Oliveira

Fotos: Marcelo Barroso