03/04/2017 Diretora do projeto "Conexão Felipe Camarão" debate cultura na CMN

Os vereadores da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Natal receberam na manhã desta segunda-feira (3) a diretora do projeto "Conexão Felipe Camarão", Vera Santana, para debater os desafios da Cultura na cidade. No projeto que atende crianças, adolescentes, jovens e familiares do bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal, são realizadas ações valorizando patrimônios imateriais locais, como o Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro (in memoriam), o Teatro de Bonecos de João Redondo do Mestre Chico de Daniel (in memoriam), a Musicalização do Mestre Cícero da Rabeca (in memoriam) e a Capoeira do Mestre Marcos.

Vera destacou como a cultura é importante para o desenvolvimento social do cidadão e que deve ser trabalhada no viés cultura/escola/comunidade. Além disso, evidenciou como o poder público pode fomentar as ações na área. "Esse debate integrado com a comissão abre um espaço democrático, não só como política de eventos, mas como ferramenta de expressividade de um povo para o desenvolvimento humano e cidadão.Cabe aos gestores suplementar e dialogar cultura com a sociedade, promovendo políticas democráticas de acesso, respeito às tradições e costumes a fim de que haja maior produção cultural", declarou.

A presidente da comissão, vereadora Eudiane Macedo (SD), avaliou como produtivo o debate para embasar o trabalho da comissão. "A presença da Vera amadurece nossas discussões. Tivemos uma reunião produtiva e educativa em que debatemos a cultura numa dimensão maior e aprofundada que certamente vai servir para direcionarmos as atividades e apontarmos os problemas e soluções para fomentar a área cultural da nossa cidade", disse a parlamentar.

A comissão de cultura vai participar da audiência pública proposta pelo vereador Preto Aquino (PEN), que é membro da comissão, para debater as dificuldades de se produzir cultura no município. "A audiência vai ocorrer no dia 3 de agosto para buscarmos resultados práticos para os problemas. Não temos sequer um calendário de eventos para os produtores e grupos culturais se prepararem para desenvolver suas atividades", Relembrou o vereador. Todos os membros da comissão participaram da reunião, sendo, além de Eudiane e Preto Aquino, os vereadores Eleika Bezerra (PSL), Franklin Capistrano (PSB) e Ubaldo Fernandes (PMDB).

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Marcelo Barroso